Wednesday, November 5

Obama Faz História

O PRIMEIRO PRESIDENTE NEGRO
.

Barack Obama aos 47 anos, torna-se o 44º, e o primeiro negro a presidir os Estados Unidos da América.
Depois de oito anos do desastroso governo de George W. Bush, os norte-americanos aceitaram a proposta repetida pelo novo eleito.


Bradando lemas como "Change we need", Obama substituirá um líder que chegou a ser aclamado pelo pulso firme na guerra antiterrorismo, mas que deixou o posto desgastado por duas guerras, o maior déficite da história, além da grave crise financeira.

Discurso da vitória

Ainda na madrugada desta quarta-feira, Obama foi saudado por uma multidão em Chicago, onde ele realizou seu primeiro pronunciamento como presidente.

.

Eleito, Barack Obama, voltou a evocar o espírito de mudança, tão presente na sua campanha.

"A mudança está chegando..."
..."os Estados Unidos são o lugar onde tudo é possível."

"O sonho permanece vivo. Hoje é o dia da resposta para as suas dúvidas. Vocês colocaram as mãos no arco da história e escolheram a esperança de um novo dia", bradou para a multidão.
.

Seguidores em todo o mundo comemoram.
Obama elogiou os membros de sua campanha e afirmou ter feito "a melhor campanha da história com a melhor equipe". Emocionado, o presidente eleito também agradeceu sua família, e todos aqueles que votaram e o apoiaram.

"Negros, brancos, gays e lésbicas, seguidores de todas as religiões"... foram lembrados.

A crise não foi esquecida no discurso da vitória. Obama disse que Wall Street não pode ser bem sucedida quando as outras ruas (other streets) estiverem mal.


Os "inimigos" dos EUA também foram citados pelo presidente. "Aqueles que querem derrubar o mundo, nós vamos derrubar vocês", ameaçou.

.Sob gritos de "yes, we can", Obama falou que não sabe se conseguirá fazer todo o necessário em um ano ou um mandato, mas prometeu fazer tudo o que for preciso.

Outra promessa feita foi a de reunificar os Estados Unidos, divididos, por questões de partido, cor, raça, gênero, entre outras.

"Vou usar a humildade e determinação para curar as divisões que seguram o progresso. Como Lincoln disse para uma nação ainda mais dividida: não somos inimigos, mas amigos".

.

Fonte: UOL - 05/Nov/2008.

No comments:

Post a Comment